segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OIKÓS -Centro de Educação Ambiental

No Centro de Timóteo -MG- Brasil, uma área remanescente da Mata Atlântica foi  preservada e  transformada em espaço de aprendizado , lazer ,cultura e contato com a natureza . 




Estivemos lá hoje, acompanhados pelos dedicados professores Gilson e Bruna , sempre cuidando para que nós, idosos do Grupo Laços, possamos ter cultura, lazer e conhecimento das riquezas naturais da região. São 989 hectares de mata nativa que abriga 32  nascentes, vegetação variada e  aves diversas ,sendo algumas raras.




Atividades extra curriculares  são muito apreciadas e despertam o interesse em todas as idades Uma tarde respirando ar puro e  aprendendo mais sobre a biodiversidade vale mais que várias aulas rotineiras, tanto para crianças quanto para adultos e idosos.



O OIKÒS , foi inaugurado em 2003, com 16 hectares que foram ampliados e hoje é uma fonte de conhecimento que atrai professores , alunos,pesquisadores e famílias  para aulas de respeito á natureza, ecologia eco sistema. 

Entre os projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação Ambiental da Aperam South America-Oikós estão :

-Brincar , Fazer e Aprender no Oikós
-Educação Ambiental  para Funcionários e Familiares
-Excursão e Pesquisa Ambiental 
-Trilhando e Refletindo - Visitas Escolares

No  Centro de Visitantes conhecemos outros importantes biomas  e dali fomos guiados ao Meliponário ,Minhocário e Biodigestor .



Atentos às explicações da bióloga Juliana Jácomo sobre o   funcionamento do minhocário , muito boa aula !
Interessante saber sobre todo o processo da criação de minhocas , esses bichinhos cegos que produzem o húmus, rico adubo natural.

Todo o gás utilizado na cozinha da reserva vem do biodigestor ,e nada se perde nesse processo; após  formação do gás os resíduos voltam á terra em forma de adubo seco e liquido.


Biodigestor, e os canos que encaminham o gás para a cozinha .
Numa área tão extensa pudemos ver uma pequena parte do muito que há para aprender e conhecer . 
Arvorismo,Trilhas, Estação Meteorológica , Passarela da Fauna ...muitos motivos para voltar e convidar amigos e família.
O Mirante , instalado a 741 metros acima do nível do mar permite uma vista parcial do parque do Rio Doce e da cidade de Timóteo.


E não pensem que paramos por aqui .A região é linda, a cidade de Ipatinga é um jardim gigante, possui  parques , cachoeiras e clubes . Quinta feira iremos ao Resort Faisão que ainda não conheço mas dizem que é um belo lugar .Postarei aqui para que acompanhem  a agitada vida da terceira idade de Ipatinga .



Nenhum comentário:

Postar um comentário