sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fazendo Quibe no Improviso

 Olá pessoal!

Hoje ao fazer quibe, lembrei-me de registrar o passo a passo  desse delicioso salgado que é sempre sucesso e muitos não conseguem fazer. 
Na verdade nem minhas filhas fazem , exceto o assado que também é delicioso e pula a etapa de abrir e rechear um a um.A receita é a mesma, outro dia mostro como fazer .



Para fazer um quibe profissional é necessário passar na máquina de moer duas vezes , com todos os temperos . Mas nem todos têm a  elétrica e a antiga  máquina  manual necessita de lugar adequado para ser fixada, portanto nem sempre é possível  usar.



Decidí experimentar sem moer , quando minha máquina  queimou, claro, não fica igual na aparência mas o sabor não muda nada.

É fundamental que o triguilho seja de boa qualidade! Hoje não encontrei no supermercado do bairro o que sempre uso, então apelei por outro e ficou mais grosseiro, mais difícil de manipular mas deu certo .

Já venho fazendo assim a algum tempo, por isso garanto, siga a receita e desfrute aí dessa iguaria árabe que pode ser frita , assada ou mesmo crua.





Ingredientes do Quibe

1 k de triguilho 
1 k de patinho moído para a massa + 700 g para o recheio
(Peça ao açougueiro para moer duas vezes e separar os 700 g)
6 copos de água 
2 molhos de hortelã
3 cebolas grandes 

1 pimentão verde
1 colher de sopa de sal 

Dissolva o sal em 5/2 copos de água e despeje sobre triguilho (reserve meio  copo )
Deixe inchar por umas 3 horas. (Nesse intervalo prepare o recheio.)

Lave e retire os talos do hortelã, pique a cebola a grosso modo assim como o pimentão , colocando tudo no liquidificador com o copo de água restante, bata  um pouco e junte ao triguilho.

(Se fossemos moer, esses temperos seriam moídos) 

Junte a carne moída e amasse bastante para agregar bem ao e dar liga. Prove e acerte o sal. A massa deve agregar totalmente a carne, de modo que ela desapareça entre o triguilho.

Recheio:
700 g de patinho moído e refogado em alho e sal a gosto. A carne deve ficar soltinha e sem líquido .Depois de pronta acrescente os  seguintes temperos picados em pedacinhos pequenos:

1 cebola grande  
1 pimentão médio
1 molho de  manjericão 
Salsa , se gostar.
Misture bem à carne ainda no fogo mas sem deixar cozinhar , apenas para murchar .prove o sal , acrescente pimenta se desejar, e desligue .O recheio deve estar sequinho, sem água no fundo , confira antes de acrescentar os temperos picados.



Vamos abrir os quibes:
Pegue uma porção mais ou menos  do tamanho de um limão médio,
para ficar mais fácil de abrir e rechear, principalmente se você nunca o fez .



coloque   a bola de massa na palma da mão  em concha  e com o indicador abra um sulco pressionando e girando o dedo sem atravessar a massa , apenas formando um cone com abertura suficiente para receber o recheio.

feche a abertura moldando delicadamente a massa das bordas para formar a outra ponta do quibe , 


Frite em panela com óleo quente e suficiente para cobrir os quibes   colocando no máximo três ou quatro de cada vez, deixando-os corar sem ficar virando, para não correr o risco de provocar rachaduras.Depois de corado de um lado vire delicadamente para igualar e retire escorrendo bem com a espumadeira .


 O  triguilho de má qualidade fez os quibes ficarem com aparência grosseira , perdendo em textura e forma . Portanto escolha um de boa marca e se não tiver deixe para fazer depois . 
Ficaram super saborosos e sequinhos , 'maravilhosos" como disseram os degustadores de hoje !

Mas se você tiver como moer, faça como" manda o figurino ", junte tudo em uma bacia e moa duas vezes. Vai ver a diferença! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário