sábado, 17 de outubro de 2015

Ipatinga , Cidade Jardim .

Recebi um pedido via Google+ :" coloca fotos da sua região aqui ..." 
                                                           

                                     Ipês de Todas as Cores Brindam a Cidade na Primavera


                             

Adorei a sugestão !  Ipatinga é uma cidade linda, super arborizada, de imensos gramados, grandes áreas de preservação ambiental, cachoeiras e parques ecológicos .



                              Primeira Igreja Católica da Cidade Construída em 12 Dias no Horto

É considerada a "capital " da Região Metropolitana do Vale do Aço , que fica no leste de Minas Gerais e inclui as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso , somando 500.000  habitantes e mais de 100 empresas na área do aço.


                                          A Pracinha do Horto  Fica em Frente a Igreja


A cidade é "sui generis " parece um jardim gigante pelo qual a gente "viaja " entre um bairro e outro, passando por extensos tapetes verdes e árvores frondosas.



Hoje fui ao  Horto para um exame  e lembrei- me do pedido. O bairro  tem uma pracinha  muito charmosa, ruas largas e arvores variadas que cumprem  seu papel, melhorando o ar, antes muito poluído devido às atividades das indústrias .


A preocupação com o meio ambiente é tradição da Usiminas, instalada na região em 1950, atraindo milhares de  pessoas para  sua construção e exploração do aço. 
Infelizmente hoje grandes crises vêm gerando  altas taxas de desemprego .


                                                               Entrada do Bairro 
               
Há enormes áreas  áreas de preservação natural espalhadas pela cidade o que passa essa sensação de jardim gigante, oásis verde em área urbana.



Alí foi construída a primeira igreja católica da região , por iniciativa da Usiminas . A construção em madeira  começou em 13 de dezembro de 1959  e 12 dias depois , celebraram alí a primeira missa.
Fiz algumas fotos, assim no improviso, só pela lembrança da adorável sugestão , portanto começo assim minha primeira missão em registrar um pouco da cidade e da região .



Fica ai uma pequena amostra da região central do bairro . Toda essa vegetação, exceto as três primeiras fotos,  foram registradas  no pequeno trecho que caminhei entre a clínica e o ponto de ônibus . Muitos posts serão necessários, para que eu possa mostrar a bela cidade  que me recebeu há pouco mais de cinco anos  e me conquistou de imediato !

Nenhum comentário:

Postar um comentário