quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Pão Integral

Ao fazer o pão para a semana aqui da minha casa, senti o desejo de compartilhar essa receita saudável, simples e saborosa. Produzir nosso próprio pão parece algo muito trabalhoso e demorado, mas não é o caso desta receita, que é super fácil de fazer. Minha família e meus amigos gostam muito, e eu também! Costumo mandar na lancheira das minhas filhas de oito e quatro anos, e não sobra nada!





Ingredientes:

½ kg de farinha de trigo integral
½ kg de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de sal marinho
1 envelope de fermento biológico seco
2 copos e meio de água morna
½ copo de óleo


Modo de Fazer:


Numa tigela grande, misturar bem 500g (metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o óleo e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar a farinha branca aos poucos, até a massa desgrudar da mão. Enrolar a massa no formato desejado, colocar na forma e deixar crescer até dobrar de tamanho. Para agradar as crianças, gosto de moldá-los no formato de bisnaguinha.


Deixe o pão crescer apenas uma vez. Depois de crescida a massa, colocar os pães no forno a 180 graus, por 30-40 minutos, ou até ficarem dourados.


Algumas dicas:

  • Para que a massa cresça mais rápido, coloque os pães para crescer dentro do forno ligado na temperatura mínima. Eles dobram de volume em 30 minutos.

  • O pão poderá ser enriquecido adicionando-se uma colher de sopa de um ou mais desses ingredientes: linhaça, gergelim, chia, semente de girassol, aveia, castanhas diversas, ameixa seca ou uva passa. Qualquer um desses acréscimos vai ressaltar o sabor e permitir variações para agradar aos mais diversos paladares.

  • Pode ser acompanhado de diversas pastinhas, como homus, maionese de soja, tahine com mel, caponata de berinjela e tapenade de azeitona. Outro dia provamos com shimeji e shiitake refogados e ficou simplesmente maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário