terça-feira, 28 de julho de 2015

Síndrome de " Branca de Neve"


Assimilar a chegada da meia idade não é fácil e enfrentar o espelho nessa fase gera incômodo e tristeza . De repente lá estão:   "bigode chinês ", sulcos , rugas, flacidez !
Valha-me Deus ...fiquei velha!.. Quem não passou por esse momento ?

Essa constatação é realmente  assustadora e a não aceitação desse fato tão  natural  pode levar a  uma pré  depressão e alguns transtornos de personalidade.

A sociedade super valoriza o estereótipo da juventude e beleza como meio  de obter sucesso pessoal e profissional e isso vem provocando uma distorção de imagem em pessoas de meia idade que já é reconhecida pela psicologia como síndrome de Branca de Neve.

A psicóloga Betsy Cohen cunhou essa idéia e escreveu um livro onde apresenta e explica a síndrome. A velhice , (madrasta  má ) sente inveja da juventude e beleza ( princesa linda  e jovem ) que cada vez mais endeusada  em nossos dias, pode gerar em pessoas no processo de envelhecimento  um certo desprezo aos jovens, supostos inimigos que  minam sua auto estima e causam sentimento de inferioridade.

Essa  "doença " gera insegurança quanto a própria imagem e logo se instala o sentimento de declínio físico e pessoal .O medo da velhice  e os  anos vindouros  trazem a idéia da solidão e lamentos pelo passado que consideram como anos desperdiçados .

Esse quadro doentio pode ser associado aos dois sexos e vemos no dia a dia  personalidades que buscam a beleza como resposta para toda ação ou comportamento. 

Escolher parceiros bem mais jovens também ajuda a satisfazer essa necessidade!

A juventude é uma maçã que  mordemos  com sofreguidão mas isso não quer dizer que todas as oportunidades são perdidas com o envelhecimento.
Porém ,homens e mulheres com a síndrome pensam que sim !

E vocês , como encaram essa passagem?  Já se viram em algum momento nesse quadro patológico?

Comentários serão bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário