Assimilar a chegada da meia idade não é fácil e enfrentar o espelho nessa fase gera incômodo e tristeza . De repente lá estão: "bigode chinês ", sulcos , rugas, flacidez !
Valha-me Deus ...fiquei velha!.. Quem não passou por esse momento ?
Essa constatação é realmente assustadora e a não aceitação desse fato tão natural pode levar a uma pré depressão e alguns transtornos de personalidade.
A sociedade super valoriza o estereótipo da juventude e beleza como meio de obter sucesso pessoal e profissional e isso vem provocando uma distorção de imagem em pessoas de meia idade que já é reconhecida pela psicologia como síndrome de Branca de Neve.
A psicóloga Betsy Cohen cunhou essa idéia e escreveu um livro onde apresenta e explica a síndrome. A velhice , (madrasta má ) sente inveja da juventude e beleza ( princesa linda e jovem ) que cada vez mais endeusada em nossos dias, pode gerar em pessoas no processo de envelhecimento um certo desprezo aos jovens, supostos inimigos que minam sua auto estima e causam sentimento de inferioridade.
Essa "doença " gera insegurança quanto a própria imagem e logo se instala o sentimento de declínio físico e pessoal .O medo da velhice e os anos vindouros trazem a idéia da solidão e lamentos pelo passado que consideram como anos desperdiçados .
Esse quadro doentio pode ser associado aos dois sexos e vemos no dia a dia personalidades que buscam a beleza como resposta para toda ação ou comportamento.
Escolher parceiros bem mais jovens também ajuda a satisfazer essa necessidade!
A juventude é uma maçã que mordemos com sofreguidão mas isso não quer dizer que todas as oportunidades são perdidas com o envelhecimento.
Porém ,homens e mulheres com a síndrome pensam que sim !
E vocês , como encaram essa passagem? Já se viram em algum momento nesse quadro patológico?
Comentários serão bem vindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário