quarta-feira, 22 de julho de 2015

Amor e Sexo na Melhor Idade

No século passado ao escrever sobre um amor tardio e voluptuoso, Gabriel Garcia Marquez  anteviu o futuro da terceira idade com o livro "O amor nos tempos do Cólera" que retrata o amor e sexo entre octagenários .

Amor e sexualidade não estão condicionados a idade nem ao corpo físico. Idosos também amam e têm direito de vivenciar o desejo e o prazer independente da idade, bastando para isso  que estejam saudáveis!

Os movimentos sociais do século 21  destinados a melhorar a qualidade de vida dos idosos mudou o conceito de velhice possibilitando a essa faixa etária a chance de retomar alegrias e prazeres que pareciam perdidos para sempre.  Homens e mulheres na terceira idade estão vencendo tabus ao viverem amores tardios,  redescobrindo os prazeres do sexo e  derrubando o mito  da velhice assexuada .

Encontros e reencontros têm originado novos casais  apaixonados que decidem se entregar sem falsos pudores ao amor maduro e consciente que advém da experiência e liberdade que o tempo lhes concedeu.

Logicamente a frequência das relações sexuais diminui mas os estudos comprovam que há ganho na qualidade dessas relações.

Alguns estudos comprovam que sexo e sensualidade não terminam com o passar dos anos e mostram mudanças importantes de comportamento nos casais de idade avançada .
As mulheres se mostram menos recatadas  e os homens  mais sensíveis e afetuosos.

Infelizmente a sociedade considera que aos jovens é dado o dever da reprodução e aos velhos apenas a espera da morte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário