sábado, 25 de julho de 2015

Bom dia Com Alegria! Paz, Amor e Harmonia!

Assim começa o dia num grande hospital de Minas Gerais !  Essa linda saudação é feita todas as manhãs  por um senhor simpático que percorre ala por ala , quarto por quarto,  deixando sua mensagem por todos os andares da imponente  instituição .

Eu retribuía o cumprimento certa de que era um padre ou missionário mas estranhava o  súbito abrir  e fechar da porta e as palavras ditas rapidamente sem  adentrar  o recinto.

Dias depois soube que se tratava do proprietário e fundador em sua tradicional caminhada matinal por todos os setores e que esse é seu modo de exercer vigilancia,  conferindo pessoalmente a rotina hospitalar e  se certificando  de que  ninguém esteja  fumando,  transgressão grave e inaceitável ali.

Permanecer dias no  hospital e ouvir a mesma saudação todas as manhãs me fez pensar  sobre o inusitado  das palavras impregnadas de  vida e que  significado teria para alguns doentes  terminais e familiares aflitos.

Passeando pelos corredores percebi  uma senhora muito idosa, magérrima , ausente de tudo, talvez em seus últimos dias de vida. Parecia estar  aprisionada  naquele corpo frágil e imóvel e tive certeza de que ela nada mais via ou  ouvia.

Todos os dias eu parava um pouquinho   ao ver a porta aberta e via a mesma cena:   a  cama,  o soro , os ralos cabelos brancos e o  pequeno  corpo encolhido , sozinho, inerte, quase esquecido !

Seu acompanhante nem me percebia, imerso no mundo virtual que se abria num clic e o mantinha  distraído enquanto  ela permanecia alí, quieta, semi morta...ou semi viva ?..

Como seria se ela pudesse ouvir o som ritmado , quase melódico , do  "bom dia alegria" !?

Para onde voaria sua alma,  em busca da paz que se oferecia e  em busca do amor que nem ao seu redor se via?

Por onde andaria a harmonia  já que alí nada mais havia ?

Ainda penso na fragilidade daquele corpo  e revejo   mentalmente aquela cena  intensa de solidão e abandono de sí mesma .

Adoro  imaginar que aquela alma se libertou , voou com o amor , reencontrou  a alegria , abraçou a paz e com o céu se harmonizou !
E nesse contexto,  ela , cheia de vida diria :  Bom dia alegria ! Paz, Amor e Harmonia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário