quarta-feira, 2 de março de 2016

Eu e a ZIKA !


Olá pessoal ,
Aqui está o passo a passo dessa coisa terrível,  que me jogou na cama e está lotando os hospitais .
O inimigo é pequeno mas os danos são gigantes!
Espero que sirva para ajudar alguém!
                        😳😳😳

     Pequeno diário de uma grande doença

Acordei bem , com o ânimo de sempre pois  vivo em "220 ", difícil me parar!


A tarde comecei a prostrar. Simplesmente, minha energia desaparecera, sentia frio nos pés e meu corpo exigia cama. Tossia muito, tipo tosse alérgica , persistente.  O termômetro marcou 37.5.

Nem considerei como febre,tomei um anti alérgico e fui dormir mas ao amanhecer me sentia muito pior.

Dor nos olhos, fotofobia, prostração, pontada no ouvido e o corpo doído,   enfraquecido.
Muito mal estar e desalento!

Passei o dia  dormindo,  e eu tão  letárgica que nem pensava no que poderia ser.
Descongelei algo para comer, tomei muita água  e ... cama novamente!

Apenas no final da tarde saí do quarto, tão destruída que finalmente pensei em dengue e  em cuidar da hidratação.

 Febre, dor no corpo, dor nos olhos, pontadas na cabeça, letargia. Soro e repouso...repouso e soro...

Terceiro dia, a febre controlada com novalgina  e uma novidade , uma íngua no pescoço, que aparecera no sábado estava muito dolorida ao toque.
As ferroadas no ouvido aumentaram e meu almoço estava  "amargo " algo mudara meu paladar. Dia longo. ...só cama, antitérmico e muito líquido !

E o quarto dia começou cedo, a tal íngua dói e lateja , uma dor aguda que me acordou no meio da madrugada , dor lancinante da íngua e  pontadas no ouvido .Mais novalgina,  porém  o incômodo permaneceu por mais de uma hora .
 Ao tomar água sentí um gosto estranho , meio metálico e só voltei a dormir quando as ferroadas passaram .

Pela manhã recomeça tudo,  e forte náusea incomodando, boca amarga e aquela fraqueza estranha persistindo.

Fui para o hospital , medir plaquetas, fazer exames  ,e aí... "deu zika"!

Horas no hospital, no soro ,um coquetel excelente que espantou o mal estar e aquelas ferroadas horríveis no ouvido que não apresentou nenhum problema visível com o exame. Tudo limpo !

Voltei para casa bem melhor, ainda tive febre baixa a noite mas dormí  bem e acordei melhor ainda.

E hoje ,quinto dia da doença finalmente parece que a tempestade terminou!

Este relato é para ajudar a quem está vivendo esse processo,assustada com a diversidade de sintomas e a absurda fraqueza geral

Na verdade , zika é o menos grave, exceto para grávidas, devido a prováveis consequências para o feto.

Os sintomas são muito semelhantes e tão incapacitantes quanto os  da  dengue, sem o risco de hemorragia.


Não tive as tais manchas no corpo que são comuns, apenas a coceira .Nem dor ou inchaço nas articulações!

Fundamental tomar muito líquido e não deixar de alimentar. Se não consegue corra para o hospital , senão vai desidratar, e aí é que mora o perigo .

Corpo hidratado e bem alimentado é a melhor arma para resistir e combater as
doenças .

Ah.. e prevenir é melhor que remediar, portanto, repelente no corpo e na bolsa para reaplicar a cada 4 horas, que é o que farei a partir de agora.

Previnam-se!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário