terça-feira, 19 de abril de 2016

LEISHMANIOSE VISCERAL = CALAZAR

CONHEÇA ESSA DOENÇA E CONTRIBUA PARA SEU CONTROLE!


A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença que acomete os cães e outros animais. É grave zoonose, ou seja pode ser transmitida para humanos pela picada de um insetinho muito pequeno (Flebótomo, chamado "Mosquito Palha", "Cangalhinha" ou "Birigui") que vive em ambientes contendo muita matéria orgânica em geral, como: lixo em lotes vagos, folhagem úmida em solos de pomares, jardins sujos, galinheiros com fezes, chiqueiros, etc.

Além de cães, outros animais como raposas, gambás, quatis,tamanduás, preguiças, equinos, podem ser portadores do protozoário e servir de fonte de infecção.

A doença não é contagiosa, não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, não se transmite diretamente de um animal para outro, nem mesmo pelo contato de cães com as pessoas.

A TRANSMISSÃO ACONTECE ATRAVÉS DA PICADA DO MOSQUITO INFECTADO.

Um grande número de cães pode estar contaminado sem apresentar sintomas da doença. É necessário exame laboratorial para diagnosticá-la. Um cão pode estar contaminado sem apresentar sintomas!

EXISTE VACINAS E OUTROS MÉTODOS REPELENTES PARA EVITAR QUE OS CÃES SEJAM CONTAMINADOS.

Para proteção das pessoas e de seus animais, mais informações sobre a doença e métodos de controle são extremamente necessários; para isso procure o Médico Veterinário.



Dra Cibele Assis Neves
Médica Veterinária
CRMV5302

Paraíso dos Bichos
(31)32516574/ 9 99666195

Nenhum comentário:

Postar um comentário