segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Novos Velhos Novas Cidades


Com a crescente expectativa de vida é cada vez mais relevante planejar nosso  futuro como idosos, doentes  ou não!
A primeira questão certamente é:
___Quem vai cuidar de mim "se" eu ficar debilitado e dependente?
Penso que tal possibilidade  é  assustadora demais  para a maioria dos "envelhescentes " e  melhor seria nem  pensar nela , não é?!
A boa notícia é que  a  pergunta vem despertando geriatras ,gerontólogos e  empreendedores imobiliários   para o promissor mercado de  condomínios destinados à moradia, convivência social, terapia ocupacional, diversão  e cuidados especiais com a  população idosa .
A decisão  de  viver num lugar assim  deve ser  respeitada e aceita e  não significa descaso, desamor, comodismo  ou incompetência  da família . O mundo  mudou!  A correria do trabalho não pode parar, afinal a vida  profissional de nossos filhos  é a concretização de nossos sonhos  e precisa ser  continuada,  envelhecemos lutando para garantir-lhes   sucesso profissional  e um  futuro melhor.
Um local que promova bem estar e segurança àqueles que já não conseguem se cuidar  é  fundamental e se o ambiente oferece condições de atendimento humanizado e convivência  harmoniosa com outras pessoas nas mesmas condições , na minha opinião , é menos deprimente que ficar entre quatro paredes contando  intermináveis dias e minutos carregando  o peso da existência .
Os novos idosos querem e merecem independência , qualidade de vida e dignidade até a hora decisiva !
Vejo a tendência de projetos assim como  luz no fim do túnel  para muitos e parabenizo o governo da Paraíba , pioneiro na construção do primeiro  condomínio exclusivo para idosos. A idéia precisa romper fronteiras e se espalhar pelos estados e municípios  brasileiros  mudando assim a perspectiva de milhares de pessoas .
O setor imobiliário tende a avançar nesse sentido oferecendo moradia para idosos com setores especialmente  adaptados para atender aos condôminos debilitados  e necessitados de cuidadores .
Com o aumento da demanda os preços irão se ajustando e tornar-se-ão monetariamente compatíveis e cada vez mais acessíveis !
É necessário garantir alegria e vontade de viver a todos  mesmo na mais avançada  idade! 
______________________________
A seguir alguns links com projetos já funcionando ou em andamento .
http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=5049
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/05/condominio-exclusivo-oferece-refugio-para-idosos-na-paraiba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário